ANDRESSA
"Desenvolver esse projeto foi um grande desafio. Nenhuma de nós tem formação em educação, porém, percebemos que com o conhecimento adquirido no curso e na disciplina, poderíamos auxiliar a professora a realizar atividades educomunicativas em sala de aula. O resultado foi muito melhor do que imaginávamos. As crianças aprovaram o projeto e tiveram a oportunidade de aprender brincando, de uma forma totalmente diferente do tradicional."
LÓREN
"Um vazio e um turbilhão de ideias. Foi assim que o Descola iniciou. E não podia ter sido melhor... O projeto foi criando contorno depois de algumas conversas e tomando uma forma consolidada. Participar desta caminhada foi uma experiência incrível, de alguns baixos e muitos altos. Foi ótimo poder vivenciar o dia-a-dia de uma sala de aula e participar junto com os alunos da construção das atividades e do jogo educativo. Um momento inédito para a minha formação e um período de observação e aprendizagem muito grande."
Somos acadêmicas do 6º semestre do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolvemos este trabalho na disciplina de Projeto Experimental em Educação sob a orientação das professoras Rosane Rosa e Aline Dalmolin. Saiba um pouco sobre como foi a experiência de cada uma no desenvolvimento do Descola:
MONICA
"A criação do projeto Descola foi uma experiência muito diferente dentro do curso de Produção Editorial. A disciplina de Projeto Experimental em Educação fez com que os alunos saíssem da universidade para voltarem às salas de aula de escolas tradicionais. Quando chegamos na escola Edson Figueiredo fomos recebidas com belos sorrisos e muita empolgação por parte das crianças, foi quando percebi que o projeto valeria a pena e faria a diferença na vida escolar delas. E o mais interessante é que o Descola está aberto à reconstrução e reprodução, este é o seu diferencial."
RENATA
"Como já estamos da metade para o fim da conclusão do curso, foi muito diferente esta experiência onde tivemos a oportunidade de sair da nossa sala de aula, e ir para outra. Aplicar nossos conhecimentos em um ambiente diferente de escolaridade e faixa etária. A prática em educomunicação nos proporcionou, de alguma forma, mudar o método de aprendizagem dos alunos e mostrar a eles e a professora, as possibilidades que este recurso pode oferecer."